VAREJO DIGITAL
Numa recente matéria, exibida no
programa da Redetv, OlharDigital,
pude constatar uma das mais interessantes, na minha opinião, intervenções da
era da tecnologia digital, em especial no que se diz respeito aos processos do
seu natural avanço. Onde a este, deve-se as facilidades ao consumidor comum. Subitamente,
uma indagação me veio átona de imediato; pensei como seria em anos atrás,
quando do avanço da tecnologia o maior medo do indivíduo, seria a sua possível
substituição pelos processos tecnológicos através das máquinas, ceifando-lhe dessa
forma uma condição das mais sublimes no ato da sua existência, ou seja, a sua
colocação no meio do mundo do trabalho.
De uma certa forma, o receio
existe, contudo para tal, existe também a capacidade do ser produtivo estar em evidência
com as suas buscas pelo conhecimento contínuo. Conhecimento este, que lhe trará
garantias no tocante da sua empregabilidade. Esses acometimentos, farão das
suas atitudes um novo olhar no sentido de planejar o seu real acompanhamento
para tal evolução.
Veja matéria!
As lojas de varejo vão ganhar
várias novidades em breve. São aparelhos da era digital que prometem revolucionar
o jeito que todos fazemos compras. Confiram alguns exemplos do que vem por aí. Novas
experiências estão prestes a fazer parte do nosso dia-a-dia. Soluções tecnológicas
prometem transformar o varejo em algo ainda mais atrativo; será que isso é
mesmo possível?
Nós fomos conhecer um espaço
cheio de soluções interessantes que devem facilitar nossas vidas no futuro e
até acabar com a coisa mais chata na hora de comprar: as filas!
No chamado “varejo do futuro”, a
primeira novidade está no depósito. Através de um dispositivo móvel e um
headset, o funcionário recebe – em áudio – a informação de onde está
determinado produto. O sistema inteligente também identifica a voz do usuário
para prosseguir com os comandos.
Outra experiência inédita no
varejo é a auto-compra. Basta informar o CPF ou número de fidelidade na tela
sensível ao toque, para o cliente liberar o equipamento e fazer a leitura dos
códigos de barra dos produtos que deseja comprar. No final, basta informar o
número de identificação no caixa para efetuar o pagamento. A logística fica a
cargo do estabelecimento, que pode entregar a compra na casa do cliente ou
preparar tudo enquanto ele finaliza suas compras
Todos os dispositivos do “varejo
do futuro” se comunicam entre si e também como o sistema central de
gerenciamento através da tecnologia Wi-Fi; nada muito novo para quem está
acostumado a usar internet em dispositivos sem fio. O diferente aqui são as
aplicações de uma tecnologia tão difundida hoje em dia.
Em uma loja de móveis, por exemplo, o vendedor poderia – com
um tablet – mostrar o catálogo virtual de produtos, checar o estoque e...
Confira tudo na íntegra!
Fonte- Programa OlharDigital, Redetv - Em 23-set-2012.